terça-feira, 11 de maio de 2010

Vermelho Velho Comemora Mês de Maio

Mantendo uma tradição de muitos anos o mês de maio em Vermelho Velho é comemorado com coroação a Virgem Maria.

E para esta comemoração as meninas se vestem de anjos e entram na igreja cantando hinos de louvor a Maria, depois sobem no altar da Nossa Senhora para ofertarem um ramo de flores e uma coroa de rainha do céu.

Esta festa tão tradicional e bonita acontece todos os sábados depois da missa das 19:00 horas e aos domingos depois do terço também das 19:00 horas, durante todo o mês de Maio.

Após a coroação tem barraquinha vendendo salgadinhos e também é feito um leilão.

A coroação deste domingo 09 teve Lorraine que ofertou a coroa e Érika a palma.

Parabéns as meninas que vestem de anjo por manter viva esta tradição que é um espetáculo muito bonito de assistir.

Para ver mais fotos clicar aqui

12 comentários:

  1. uma reportagem interessante que me deixou com a pulga atrás da orelha por isto eu me pergunto o que tem a ver o mes de maio com a tal da maria?

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo das 18:48, não é uma tal de Maria e sim Maria mãe de Jesus, mas para poder esplicar melhor para você e tirar a sua dúvida fiz uma pesquisa na Internet e aqui vai a resposta. Espero que tire a sua dúvida.


    Por que o mês de maio é dedicado à Maria?
    É uma herança européia, uma vez que na Europa, em maio, é primavera. Lá, o mês de maio é celebrado em diversos países para homenagear o reflorescimento da natureza. É um mês de festas, de divertimentos, de poesia, de origem muito antiga.
    No mundo pagão, por exemplo, acontecia a Florencia, isto é, grandes festas com danças, cantos, etc, em honra da deusa da vegetação, a Flora Mater.
    No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos e abusos destas festas, a partir do séc. XIII, a figura de Maria começa a ser associada ao mês de maio.O primeiro a dar este importante passo foi Afonso X, rei de Castela e León, na Espanha. A partir de então, começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear a Virgem Santíssima. Aos poucos, o mês vai tomando um aspecto mariano que se consolida no séc. XVIII, com a publicação de obras como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano no sentido moderno.
    É importante lembrar que o mês de maio é dedicado a Maria apenas no Ocidente. Para a Igreja do Oriente, o mês mariano por excelência é agosto, quando se celebra a festa da Dormição de Nossa Senhora (Assunção de Nossa Senhora).

    Com base em texto da Revista Milícia da Imaculada.

    Padre João Medeiros Filho - Escritor e membro do IHGRN
    Já no início da Idade Média, durante o mês de maio, a Igreja começou a venerar Nossa Senhora e passou a homenagear Aquela que é estrela de nossas noites e travessias. E por que a Igreja dedicou à Virgem Mãe de Deus o quinto mês do ano? A Ladainha de Nossa Senhora contém várias invocações que ajudam a compreender esta devoção. Ali invocamos a Mãe de Cristo com alguns títulos importantes: Rosa Mística e Estrela Matutina. A estrela da manhã é o sol, o dia, a aurora. Do Céu, Maria é a luz que brilha e ilumina nossos caminhos. Nas horas do Ofício Divino, diversas vezes saudamos Maria como Aurora de nossas vidas.

    No hemisfério norte, maio situa-se em plena primavera, estação das flores, da beleza e da graça. No entanto, vale conhecer as origens desse mês para se compreender melhor a simbologia religiosa. A incursão pela mitologia ajudar-nos-á a reconhecer outras razões da consagração do mês de maio a Nossa Senhora. Segundo alguns pesquisadores, o calendário romano reformado por Júlio César em 45 A.C. (modificado posteriormente pelo Papa Gregório XIII, daí o nome de calendário gregoriano), dedicava o quinto mês do ano ao deus Apolo (irmão gêmeo de Ártemis), o qual recebeu de Hipérion o sol, a lua e a aurora. São famosos os versos de Byron que lhe são dedicados: deus da vida, da luz e da poesia, o sol em forma humana apresentado. A lenda conta ainda que Apolo matou uma grande serpente, chamada Píton, que atemorizava o povo. Consoante outros estudiosos, o mês de maio era dedicado à deusa Maia, mãe de Hermes, da qual se originaria a palavra maio. De acordo com relatos mitológicos, Maia era a deusa dos campos e das flores.

    A Igreja, desde as suas origens, em sua sabedoria milenar, parte de símbolos e da cultura dos povos para revelar sua mensagem. Já o apóstolo Paulo, no Areópago de Atenas, referindo-se ao altar consagrado Ao deus desconhecido, assim se expressou: aquele a quem venerais sem conhecer, é esse que vos anuncio (At 17, 23). Maria é a rosa por excelência, a flor mais bela e mais pura. É a nova Eva, vencedora do pecado e do demônio simbolizados pela serpente. Convém lembrar que a iconografia católica representa a Virgem Maria (Nossa Senhora da Conceição) pisando a cabeça da serpente. Foi Ela quem gerou a luz, o dia, o sol da justiça, que é Cristo. Desta forma, o contexto e o pretexto lendário serviram para revelar virtudes de Nossa Senhora. Atribuiu-se, assim, novo sentido às comemorações de maio, que no catolicismo passa a ser dedicado à Mãe de Deus.

    ResponderExcluir
  3. É um momento único e muito esperado por todos, principalmente para os pais em ver as crianças cantarem os hinos nas coroações.

    Uma não me sai da cabeça.
    É SIMPLES, MAIS É MUITO BONITA.(para aquelas crianças bem pequenas).

    Cantem aí.( mais ou menos assim)

    Mãezinha do céu
    eu não sei rezar
    só sei repetir
    e quero é te amar
    azul é teu manto
    e branco é teu véu
    aceita a coroa mãezinha do céu.

    quem souber deste cantos postem aí pra turma curtir.

    ABRAÇO.

    Claudinei
    BH/MG

    ResponderExcluir
  4. incrivel como as pessoas deturpam a biblia a santa palavra de Deus que diz que toda honra e toda a gloria pertence somente a ele. se parar-mos para observar vamos perceber que não foi a maria e nem qualquer outro ser que morreu na cruz pelas nossas vidas portanto maria é só uma pessoa a mais que entre tantas precisa ser lembrada como a que ele usou para trazer a este mundo o salvador do mundo. porem não pode ser considerada e nem venerada como santa. mesmo porque ela deu a luz a jesus virgem porem não continuo virgem porque a biblia diz que jesus teve outros irmãos e irmãs.

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo das 20:13 pelo seu comentário você é Evangélico, respeito a sua opinião todos tem direito a escolher uma crença (religião), e cada uma tem um modo de ver e interpretar os fatos ocorridos e relatados na Bíblia, para nós Católicos “MARIA” é uma pessoa muito importante, pois ela é a Mãe de Jesus, eu não vou criticar você e muito menos entrar em atritos pelo ponto de vista diferente que tem os Católicos e Evangélicos

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo das 11:18 de pouca fé e sem discernimento da palavra.
    É Certo que sabes que não precisa adorar uma pessoa considerada santa ( separada ) mas não sabe que é louvável seguir seus exemplos para agradar ao senhor nosso DEUS.
    Não estamos adorando, estamos relembrando e conservando a memória de pessoas que deram exemplo de dignidade e obdiência a DEUS.
    E mais, Maria foi escolhida, pois, não poderia ser qualquer mulher pra ser a mãe de Jesus.
    Tens coragem ou dignidade para contestar a BÍBLIA SAGRADA ou vai continuar com tapa olho, vulgando as pessoas que talves estão tendo mais discernimento que você, olha a palavra, discernimento. procure saber o que significa esta palavra.

    att.

    Claudinei
    BH/ MG

    ResponderExcluir
  7. Concordo com meu amigo (a) daí de cima! Não quero entrar em conflito com ninguém, mas é um absurdo dizer que Maria não continuou virgem só pq na Bíblia diz que Jesus chama os apótolos de irmãos, TODOS nós somos irmãos, pois Deus é pai de nós todos, e se for olhar isso todo mundo é filho da mesma mãe, pois a MAIORIA dos evangélicos só chamam uns aos outros de irmãos!
    O que acontece é que a bíblia não pode simplesmente ser lida e sair falando o que entendeu; a Bíblia precisa ser estudada e compreendida com MUITA cautela !!!
    Não podemos levar td ao pé da letra; Ok ?!
    Só um recadinho pra você... ''Maria roga a Cristo por ti irmão, aceita sua interseção ♪''

    ResponderExcluir
  8. desculpe kamila sua opinião é bastante equivocada jesus teve sim outros irmãos e irmãs. eu não preciso que maria rogue por mim porque no momento da morte de cristo lá na cruz a biblia diz que o veu do templo se rasgou ficando livre a oportunidade para que eu rogasse direto ao filho do Deus altissimo.

    ResponderExcluir
  9. Não vou discutir com você; Já vi que você é bem ignorante !
    Vê se abra um pouco essa cabeça, viu ?!
    Rsrs' ..

    ResponderExcluir
  10. tá certo kamila deixe eu só te dizer uma coisa no dia em que vc começar a ler e entender a biblia vc verá que eu não sou tão ignorante assim como vc pensa. de qualquer forma quero te dizer que JESUS TE AMA MUITO e tem um grande plano de benção para a tua vida fique com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Você quis dizer o que com isso ? Que católicos não entendem a bíblia ? Pq se for isso.. Você está muito enganado pois pelo que eu sei quem estuda no MÍNIMO 9 anos para entender e explicar a bíblia são os católicos; Ok ?!
    E outra.. Não preciso que você diga que Jesus me ama, EU SEI DISSO !
    Fique com Deus, e vou para por aqui !

    ResponderExcluir
  12. AMIGO EDSON GUERRA. VC NAO ME CONHECE MAS EU MOREI QUASE UM ANO EM VERMELHO VELHO. HOJE TENHO UM SONHO. QUERO VOLTAR PRA ESSE LUGAR ONDE DEIXEI MINHA VIDA. POR FAVOR ME AJUDE A VOLTAR. POR FAVOR. ESTOU SOFRENDO MUITO LONGE DAI. MANDA UMA RESPOSTA PRA MIM. POR FAVOR.

    ResponderExcluir