terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Padre Geziel se despede de Vermelho Velho

geizzVermelho Velho (MG) - Nesse último domingo (29), o Padre Geziel José de Almeida presidiu sua última missa como Administrador Paroquial da Paróquia de São Francisco de Assis. A celebração aconteceu na Matriz de São Francisco de Assis em Vermelho Velho.
Na ocasião também esteve presente o Padre Patrício Geraldo Fialho, que é filho da paróquia e amigo de Padre Geziel. Nos ritos finais da celebração houve várias homenagens feitas por alguns jovens e coordenadores da paróquia e, em seguida, padre Geziel se despediu de todos, fazendo o seu discurso final. Era notável o semblante triste da maioria dos presentes e também do Padre Geziel. Afinal, foram dois anos e cinco meses de trabalho na Paróquia.
 
Padre Geziel foi Provisionado como Administrador Paroquial de Vermelho Velho no dia 7 de agosto de 2011, tomando posse no dia 2 de setembro do mesmo ano. Durante esse tempo que esteve à frente da paróquia ele realizou inúmeros trabalhos pastorais e administrativos. Como pastor reanimou as pastorais que estavam desanimadas e fracas além de cuidar das que estavam firmes e fortes para que não se enfraquecessem. Também esteve empenhado para reativar a comunidade Bom Jardim que estava extinta, além de criar mais uma, a comunidade Vargem Alegre. Trouxe de volta algumas festividades e atividades paroquiais que, há tempos, não se realizavam, inclusive algumas pela primeira vez com ele, como, por exemplo, a pasquela, a Assembleia Paroquial, o aniversário da paróquia, a festa da colheita etc. Como administrador, primeiramente tratou de quitar as dívidas da paróquia; trocou o carro que com pouco tempo de uso já estava sucateado por um novo, esteve empenhado nas arrecadações das festas do padroeiro que há muito tempo não davam tanto resultado; realizou a pintura externa da Igreja Matriz onde também instalou ventiladores, reformou a Capela do Santíssimo e restaurou um Sacrário de madeira que estava esquecido por todos e que, provavelmente, foi entalhado por um dos auxiliares de Aleijadinho; deu início às obras de reconstrução da Igreja de São Vicente da Estrela, acreditando em um sonho antigo daquele povo; coordenou espiritualmente e administrativamente, um dos maiores momentos já vividos na vida da paróquia, que foi a Ordenação do Padre Patrício, entre outras atividades. Enfim foram proveitosos 2 anos e 5 meses que ficarão na lembrança de cada um paroquiano de Vermelho Velho, pelo Belo trabalho realizado por ele. Padre Geziel deixa suas funções de Adm. Paroquial de Vermelho Velho e também Pároco de Vermelho Novo para assumir a função de Vigário Episcopal da Diocese de Caratinga e também Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, Bairro Limoeiro, em Caratinga.
Segue abaixo a homenagem do Facebook e do Blog da Paróquia para o Padre Geziel:
Você lembra? Dia 2 de setembro de 2011, um sábado à noite e um jovem rapaz loiro chegava com suas vestes sagradas nos braços na Sacristia da Matriz de São Francisco de Assis. Ninguém jamais tinha ouvido falar nesse jovem rapaz e muitos questionavam: Ganhamos um seminarista no meio do ano? Não, não!! Lembra da expressão dita na ocasião pelo Padre Jamir? Era “Um jovem padre e um padre jovem” que estava assumindo a sua primeira Paróquia como Administrador Paroquial. Outros perguntavam quanto tempo iria ficar. Mal acabara de chegar e todos já querendo saber sobre o tempo, e o jovem respondia com muita propriedade: “Não importa o tempo que iremos ficar juntos, mas sim o que vamos deixar de bom enquanto juntos”. Já de imediato as amizades foram surgindo e os laços se formando. Era um sinal de que seria um belo aprendizado. Os seis meses provisórios virariam um ano, dois, dois anos e cinco meses. E o jovem se tornara um homem. Homem que aprendeu a dar os seus primeiros passos como pastor e pai aqui em Vermelho Velho. Quantas coisas belas esse homem pode realizar dentro de dois anos e cinco meses não é verdade? São tantas que até é difícil de citar. Como Pastor sempre zelou pelas pastorais da Paróquia. Aquelas que estavam fracas e desanimadas ele deu seu ânimo e sua força, as que estavam vivas e fortes, cuidou para que continuassem assim além de trazer de volta várias festividades da Paróquia que estavam perdidas ou pela primeira vez como a Pasquela, comemorar o Aniversário da Paróquia, Festa da Colheita Confraternizações Paroquiais, entre outras. Como administrador realizou vários trabalhos tanto na Matriz como nas comunidades e de um modo especial citaremos a Reconstrução da Igreja de São Vicente da Estrela onde se empenhou para realizar um sonho antigo de um povo fiel. Enfim o Homem já pode seguir em frente. Por isso viemos lhe agradecer pelo trabalho pastoral e administrativo durante esses dois anos e cinco meses que você esteve à frente da nossa paróquia. A você, o nosso muito obrigado e esperamos que seja feliz em sua nova missão. Volte sempre que quiser. As portas estarão abertas para você como padre ou como um amigo. Esses são os votos de todos os paroquianos. O seu nome, com certeza, ficará gravado nos 148 anos de história da Paróquia de São Francisco de Assis de Vermelho Velho. E o seu nome é Geziel José de Almeida.

 Fonte: Pascoalonline

Texto enviado por Douglas Balbina

Um comentário:

  1. O primeiro casamento que ele fez em vermelho velho foi do meu irmão Cleiton com a Maisa aí do vermelho velho.

    ResponderExcluir