História

VERMELHO VELHO – ONTEM E HOJE      
             

     Vermelho Velho localiza-se a leste de Minas Gerais, que por sua vez está localizada dentro da Região Sudeste; Vermelho fica a 25 km de Raul Soares e 25 km de Bom Jesus do Galho, e tem mais ou menos 150 anos. O clima é bastante agradável. Recebeu este nome, de acordo com o que as pessoas antigas dizem, que quando começou a ser povoado as pessoas furaram no chão e viram que a terra tinha cor avermelhada e também por causa do Ribeirão que também tinha a cor vermelha. A habitação se deu com a vinda de pessoas de outros lugares; daí em diante a população cresceu. A vegetação era de mata nativa (cheia de capoeiras), não existia nenhuma plantação. Hoje existem plantações variadas.

Antiga Igreja Católica
     O meio de transporte era feito através de tropas de animais (era composta de 10 animais, mais um para ser o guia) e carros de bois. Em 1916 surgiu a Rede Ferroviária em Raul Soares e em 1930 estendeu-se até o este distrito; daí em diante veio progredindo e hoje o distrito pode contar com uma rodovia que liga Raul Soares a Caratinga, à BR 116 (MG-329, que passa dentro de Vermelho Velho).

     O Rio que atravessa Vermelho Velho Chama-se Ribeirão Vermelho e tem nascente nas cabeceiras de Vermelho Novo e deságua no Rio Matipó.

     Antigamente existia o coronelismo (geralmente obedecia-se a lei que eles impusessem); depois houve transformação na política, criando-se dois partidos políticos a UDN (União Democrática Nacional) e o PSD (Partido Social Democrático); existia muita rivalidade, hoje, porém, é muito democrático.

     Politicamente Vermelho Velho teve pessoas com grande destaque, sendo que três deles foram prefeito de nosso município, como: Carlito Ferreira Brandão, Dr. José Zeferino Pires e José Macário da Luz. Dois deles residiram em Vermelho Velho (Carlito e José Macário). As ruas antigamente tinham nomes como: Rua da Direita, Pongó, e Tabuinha; hoje, porém, existem várias ruas com nomes totalmente diferentes.

     A religião predominante naquela época era o catolicismo, surgindo em 1932 o protestantismo (Presbiteriana). A Igreja Católica ( antiga ) era feita de tábuas e com pregos exagerados. Em 1947 ela foi demolida e construído uma nova, no mesmo lugar.

     A agricultura era variada: arroz, feijão, milho, café, mandioca e cana-de-açúcar. Sendo que hoje a maior fonte de economia é o café. Esses produtos eram cultivados e exportados; houve um crescimento muito grande na agricultura, por isso, foi preciso construir um armazém para fazer o depósito dos cereais; esse armazém tinha como nome “CASTRO MENDES & CIA.”. Eles compravam e exportavam para outros lugares (usando como meio de transporte o trem de ferro). O transporte dos cereais para o armazém era feito por tropas e o carro de bois.

     Antigamente, em termos culturais podíamos contar com: cinema, teatro e duas bandas de música (Francisco Martins e Manoel Abrão). Portanto, hoje constatamos que houve um regresso.

     O comércio era bem melhor do que hoje; existiam vários estabelecimentos comerciais (José Turquinho, Assad Chequer, Querino Leôncio da Luz, José Nogueira, Joaquim Alves de Souza etc), com um farto estoque e grandes movimentos.

     A pecuária não tinha muita ênfase; enquanto que hoje é muito explorada (bovino, suíno e equino, agricultura, etc ).

     O abastecimento de água antigamente era feito de forma precária, ou seja, a água era retirada de dentro de cisternas. Atualmente contamos com um abastecimento razoável e com um bom tratamento. O esgoto era precário, no entanto em nossos dias contamos com um avanço nesse aspecto, a rede está quase no ponto de ser usada e acreditamos que em breve poderemos contar com esse benefício.

     A iluminação, de forma precária, era feita através de lamparinas com querosene, candeia; daí surgiu a usina hidrelétrica de Joaquim Alves de Souza, depois, vindo de Raul Soares, a força e luz chegando a uma iluminação perfeita em nossos dias com a CEMIG.

     Desde o princípio existia futebol, permanecendo até hoje. A diferença, porém, é que nos dias de hoje existe muita rivalidade, devido ao crescimento ou a popularização desse esporte.

     Quanto a alfabetização, podemos observar que, em épocas passadas, só obtinha conhecimento escolar os filhos de pessoas ricas ou que poderiam pagar os seus estudos, enquanto que os de classe baixa continuavam no analfabetismo (o que reflete em nossa sociedade até hoje). Na alfabetização houve um grande progresso, pois podemos contar hoje, com um estudo gratuito e obrigatório para toda e qualquer criança, independentemente de seus recursos financeiros e cor. Outra observação é que anos atrás, só havia duas professoras para ensinar as crianças:  Maria Martta Pires e Rita Pires Fernandes. Também temos um prédio escolar ótimo, com uma ótima estrutura e com capacidade de instruir e acompanhar o ensino.

       Existia como meio de comunicação o correio. Progrediu-se muito, devido ao avanço da tecnologia.

       A educação dos filhos anos atrás era muito rígida, porém houve uma tomada de consciência dos pais, dando mais liberdade de escolha para os filhos.

       As doenças eram tratadas através de ervas, pois a presença de médicos era de difícil acesso. Sempre existiu cemitério, notamos apenas um melhoramento nas estruturas.

        Olhando o aspecto visual de Vermelho Velho, podemos constatar muitas melhorias como: a praça, o campo de futebol, a estrada, a escola, as estruturas das casas, a igreja, etc. Isso devemos ao esforço de muitas pessoas influentes, empenhadas em conseguir melhorias para Vermelho Velho.


BIBLIOGRAFIA:
        Esse texto foi produzido pelos alunos da 4a série, com o apoio da professora Clenice dos Reis Xavier. Os dados aqui levantados foram retirados de depoimentos fornecidos pelas seguintes pessoas : Elpídio da Silva Araújo, Trazilbo Vieira Sáthler, Gumercindo Carvalho Xavier , Mirene de Souza Luz Araújo,  Elcio da Silva Araújo.

ÓRGÃOS PESQUISADOS:
         Cartório de registros de Vermelho Velho e Prefeitura  Municipal.